terça-feira, 15 de maio de 2012

Construção de um Barangandão


Atividades de Educação Física
Professora: Cristina

A professora Cristina cortou várias tiras coloridas de papel crepom e distibuiu entre as crianças;
As crianças amarraram as tiras em barbantes e colaram-nas com a ajuda da professora;
Depois as crianças foram orientadas e incentivadas a girarem seu Baragandão com movimentos circulares no Pátio da escola liberando suas emoções.
As atividades envolveram ações como: enrolar, desenrolar, colar, prender, cortar, girar, imaginar e brincar.
Depois todos foram incentivados e orientados pela professora a enrolar o Barangandão para levá-lo  para casa e continuar brincando e criando.



HISTÓRIA DO BARANGANDÃO


Há muito tempo... Na época das avós de nossas avós, as mulheres reuniam-se na boca do rio. Elas sentavam-se em roda para contar histórias. As mais velhas contavam para as mais novas, as mais novas contavam para as mais velhas, e assim iam... até que o tempo se esvaísse numa imensidão de palavras coloridas. Mas, na roda, sempre havia aquela moça envergonhada, que não queria compartilhar suas histórias. Então, as mais experientes resolveram imaginar uma dinâmica de corpo e, para isso, inventaram um brinquedo que denominaram de BARANGANDÃO.
BARANGANDÃO, o brinquedo inventado, era usado para esquentar o corpo, para relaxar... Elas rodavam, rodavam, ondulavam as cinturas e libertavam suas palavras de calor. Surgiam histórias da vida, histórias do sonho, histórias do medo, palavras inventadas.
BARANGANDÃO tornou-se um instrumento crucial para realização do ritual de iniciação das mulheres, que antes, moças entorpecidas de palavras engravidadas de suas histórias, soltavam o corpo aquecido pela vontade, desejo, necessidade de fazer-se ouvir e compartilhar.
                                                                                  (Adaptação da lenda do brinquedo folclórico)


























































Nenhum comentário:

Postar um comentário