quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Projeto De Olho na Floresta

Confiram a riqueza e a beleza deste Projeto de Leitura desenvolvido pela nossa talentosíssima Professora Regente de Sala de Leitura, autora de livros e poetisa Sandra Lopes. Para a montagem do cenário ela contou com a colaboração da tia Tereza, da profª Ana Cristina, da CP Elane e dos alunos. Reparem na beleza dos componentes da floresta todos eles confeccionados pelos alunos, desta árvore cujo tronco é feito de papel retorcido, da onça pintada e desenhada pelos alunos com direito a registro em foto e os pássaros então...? todos de origami, feito por crianças de 4 a 6 anos. É demais não é? Sem contar a oportunidade que os alunos tiveram de ter contato com a literatura infantil, ouvir e ler lendas indígenas e conhecer um pouco sobre a flora e a fauna amazônica e valorizar a beleza da natureza brasileira.

Descrição do Projeto:

Projeto Sala de Leitura- De Olho na Floresta 

Projeto idealizado pela professora Regente de Sala de Leitura Sandra Lopes

Objetivo:
 Conscientizar todo o alunado sobre a importância das florestas, tomando como foco a Floresta Amazônica. Conhecer um pouco da sua riqueza contida nas suas flora e fauna que compõem mais da metade da biodiversidade existente no Planeta.
Justificativa:
O ano de 2011 foi declarado pela UNESCO como o Ano Internacional das Florestas. Este fato serviu de alavanca para a criação deste projeto. Conhecer um pouco da Floresta Amazônica para aprender a amá-la e protegê-la. Saber da importância da sua preservação para o equilíbrio do meio ambiente.


Desenvolvimento:
Mediação da leitura de livros de Literatura Infantil e Juvenil-poesia, lendas indígenas- que tenham como tema a floresta e seus componentes: aves, animais, recursos hídricos e flora.
Utilização de técnicas diversificadas: Desenho, colagem, origami, mosaico, pintura.
Exibição de DVDs da fauna e flora amazônicas. 
Culminância:
Criação de uma floresta de papel confeccionada pelos alunos, onde uirapurus, ninhos de pássaros, araras, vegetação nativa, onça pintada, rio, palafitas, canoas e peixes farão parte do cenário.


                                                                                     

17 comentários: