domingo, 16 de outubro de 2011

Subprojeto Fábulas

FÁBULAS
No 3º bimestre desenvolvemos o subprojeto de leitura “Fábulas”, estudando o gênero literário que tem sua autoria como ponto obscuro, sendo atribuída na maioria das vezes, a Esopo, cuja biografia é tão incerta, quanto sua própria existência.  Esopo ficou imortalizado através deste gênero literário, tanto que a autoria de muitas fábulas é atribuída a ele mesmo as escritas após sua morte.    
 “Nomes mais recentes, como La Fontaine e Andersen, também têm sua produção literária identificada como Fábulas, embora o primeiro mais fortemente que o último”.(Literatura na Formação do Leitor, Vol. 3, p.8 e 9, CAPELLO, Cláudia, COELHO,Lígia Martha, FERNANDEZ, Marcela Afonso, CABRAL, Márcia) 
 A Fábula é um discurso em que sempre se tira uma lição e que leva a reflexão sobre as atitudes humanas relacionadas à moral e a ética, por meio de personagens em forma de animais imitando o comportamento humano, agradando assim as crianças. A “moral da História” é a síntese do objetivo maior da Fábula: ensinar. Por isso, a fábula é entendida sempre como um texto de caráter didático, com objetivo moralizante para ensinar, persuadir, convencer e fazer crer.
Através deste tema foi trabalhado com as crianças narrativas trazidas pelos educadores através de livros e vídeos com os quais elas puderam refletir sobre o comportamento humano representados pelos personagens.Foram desenvolvidas atividades de dramatização e atividades plásticas com técnicas diversas que foram confeccionadas e expostas no espaço escolar. Aproveitamos o tema abordado na fábula que personifica os animais para trabalhar esta unidade de conhecimento no terceiro bimestre, o que oportunizou as crianças diferenciarem de acordo com suas características comuns: cobertura do corpo, nascimento, alimento que comem e locomoção dos animais.
A culminância deste subprojeto foi marcada pela performance dos nossos artistas mirins que junto com suas professoras deram um verdadeiro show de desenvoltura e criatividade para deleite dos familiares orgulhosos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário