sábado, 15 de outubro de 2011

Nosso Projeto Político Pedagógico 2011

Projeto Pedagógico 2011
Viajando no mundo da Literatura, eu Aprendo a Realidade
O Projeto Pedagógico 2011 é na verdade um projeto literário em harmonia com a proposta pedagógica da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro de formar Leitores proficientes desde a pequena infância. Um belo exemplo é o “Projeto Rio uma Cidade de Leitores,” que desde 2010 vem ampliando possibilidades de formação de leitores tanto para os alunos, como para os profissionais da Educação.
Sabemos que só poderemos formar Leitores se formos praticantes de leitura, seja ela informal ou não. Sendo assim, em todos os Centros de Estudos os professores são incentivados a emprestar e trocar livros através da Cesta de livros volante da escola com títulos variados além dos livros recebidos do Projeto da SME da Biblioteca do Professor e PNDE.Ao longo dos anos, muito vem se falando da importância da formação do leitor, mas pouco se tem feito no sentido de instrumentalizar pais e professores, no que diz respeito ao desenvolvimento do gosto pela leitura. Visto que o ato de ler não visa só a formação acadêmica da criança, mas a sua formação como cidadã, trabalhar com formação do leitor passa inevitavelmente pela leitura de livros, interpretação de imagens e do seu cotidiano com seu acervo cultural, que lhe dará uma visão de mundo ampliada de acordo com seu acervo literário.Desde pequena, a criança escuta histórias narradas por sua mãe, seu pai ou seus familiares mais próximos. Os contos de fadas, as fábulas, as histórias bíblicas, os poemas, as anedotas ou até as histórias inventadas pelos seus pais e avós carregam o poder de encantar e deslumbrar a todos os que os ouvem.E ouvindo histórias podemos sentir emoções importantes, como: tristeza, raiva, irritação, medo, alegria, segurança, insegurança, irritação, bem-estar, pavor, tranqüilidade, liberdade, entre muitas outras sensações. Daí a importância de se selecionar livros de literatura infantil que desenvolvam na criança o senso crítico, construindo-se um ser independente, com uma visão de mundo voltada à situação real. De acordo com Coelho, a literatura infantil é responsável pela “formação de uma nova mentalidade”, abrindo novas possibilidades para criança.Toda criança que lê e tem acesso a livros tem maior facilidade em aprender e conhecer o mundo. A leitura facilita a compreensão dos conteúdos estabelecidos, amplia o vocabulário infantil, traz benefícios para toda a comunidade escolar, pois quanto maior for o entendimento e conhecimento, mais poderá o professor avançar e aguçar a curiosidade dos alunos, para que busquem as suas respostas nos livros, utilizando-os também como instrumentos de pesquisa.

META:
Conhecer diversos gêneros textuais durante o ano de 2011 e as características que os diferenciam, ampliando o vocabulário dos alunos e incentivando-os a desenvolver bons hábitos de leitura e valores corretos para um bom convívio social e familiar.

JUSTIFICATIVA:
A leitura é uma atividade permanente da condição humana, uma habilidade a ser adquirida desde cedo e treinada em várias formas. Lê-se para entender e conhecer, para sonhar, viajar na imaginação, por prazer ou curiosidade; Lê-se para questionar e resolver problemas. O indivíduo que lê participa de forma efetiva na construção e reconstrução da sociedade e de si mesmo, enquanto ser humano na sua totalidade. Na sociedade moderna grande parte das atividades intelectuais e profissionais gira em torno da língua escrita.
 Vê-se então que o Projeto Viajando no Mundo da Literatura eu Aprendo a Realidade vem de encontro ao anseio dos alunos em obter o domínio da habilidade de leitura proficiente garantindo o exercício de cidadania, o acesso aos bens culturais.
A leitura possui um caráter formativo e instrumental, isto é, ela serve para nos aprimorarmos quanto pessoas e serve também para aprimorarmos o nosso desempenho em inúmeras atividades que realizamos em nossa vida social, acadêmica e profissional. Através da leitura testamos os nossos valores e experiências. Diante da perspectiva de que a leitura é fundamental no desenvolvimento do ser humano, e que a escola possui um papel importante no desenvolvimento do hábito da leitura, julgou-se relevante o desenvolvimento do presente projeto Viajando no mundo da Literatura, eu Aprendo a Realidade.

O Projeto será dividido em quatro etapas:  
- Primeiro Bimestre: Contos de Fadas;


- Segundo Bimestre: Super heróis;


   - Terceiro Bimestre: Lendas e Fábulas;


    - Quarto Bimestre: Brinquedos Cantados; 

As atividades propostas em cada etapa são sugestões, que poderão ser ampliadas segundo as especificidades de cada turma, para atingir os objetivos do projeto.

OBJETIVO GERAL:
Iniciar a prática de leitura nos nossos alunos desde o maternal, despertando o interesse, o conhecimento, a opinião ao mundo das letrinhas, desenvolvendo momentos onde o aluno e seu professor, terão acesso a "belos contos de fadas, histórias de seus Super Heróis favoritos, Fábulas encantadoras e Brinquedos Cantados divertidos”, propiciando assim, de forma lúdica e dinâmica, experiências diversificadas, estimulando o gosto pela leitura, enriquecendo a criatividade, o imaginário e o conhecimento.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Ø  Identificar letras e palavras conhecidas presentes nos títulos das histórias e nomes de personagens;
Ø  Identificar as relações existentes entre o bem e o mal na ficção e na vida real;
Ø   Identificar a primeira letra do nome de cada Super Herói;
Ø   Reconhecer os nomes dos Super Heróis, através de jogos e brincadeiras;
Ø  Reconhecer a quantidade de letras de cada nome dos personagens trabalhados;
Ø  Identificar semelhanças e diferenças entre os personagens;
Ø  Confrontar a realidade e a fantasia;
Ø  Ampliar o vocabulário por meio das audições das histórias;
Ø  Expressar-se artisticamente por meio de pinturas, desenhos e colagens;
Ø  Desenvolver a oralidade por meio de Rodas de Conversa;
Ø  Realizar leituras incidentais recontando as histórias;
Ø  Dramatizar histórias por meio de expressões corporais;
Ø   Identificar soluções de conflito presentes nos contos;
Ø  Continuar histórias a partir de um determinado ponto;
Ø  Reconstruir histórias mudando o final ou o início;
Ø  Produzir textos, tendo o professor como escriba;
Ø  Propiciar as expressões de emoção;
Ø  Sensibilizar as crianças através das histórias, percebendo as características de cada gênero literário trabalhado;
Ø    Sistematizar situações-problema, a partir de contos, para as crianças refletirem criando alternativas de acordo com seus pensamentos;
Ø   Buscar no mundo da fantasia possíveis soluções para os problemas de mundo real;
Ø   Resgatar a importância do “contar histórias”, no contexto familiar;
Ø   Valorizar o conto (popular e de fadas) como parte da tradição dos povos;
Ø   Aprender e apreender valores;
Ø   Desenvolver o senso crítico e a criatividade;
Ø  Desenvolver o gosto pela leitura e pela escrita, apreciando-as como fonte de entretenimento;
Ø  Desenvolver o imaginário;
Ø  Fazer antecipações e inferências em relação ao contexto e a intencionalidade;
Ø  Reproduzir o texto oralmente, individual ou coletivamente, mantendo a seqüência dos fatos;
Ø  Compreender a moral implícita no texto;
Ø  Descrever a ambientação e os personagens da fábula;
Ø   Narrar fatos do cotidiano que tenham relação com a moral da história;
Ø   Reescrever texto mantendo a seqüência dos fatos;
Ø   Utilizar o dicionário como fonte de pesquisa das palavras desconhecidas encontradas na fábula;
Ø   Realizar leitura fluente com compreensão;










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