domingo, 16 de outubro de 2011

O Príncipe Medroso

Representando todas as crianças, principalmente aquelas classificadas como especiais, embora saibamos que todas as crianças são especiais aos olhos de  Deus e dos homens, compartilharemos com vocês uma linda história escrita e narrada pela mãe de uma criança com Síndrome de Down, aluno do nosso Maternal, representando tudo aquilo que seu filho expressa através de uma linguagem que só o amor de mãe pode traduzir. Esta história foi contada para as crianças, como parte do Projeto: Escola e Família Caminham Juntas na Construção de um Cidadão Leitor. Neste projeto a cada semana um responsável é convidado para narrar uma história para os outros alunos de modo a estreitar o contato da família e da escola e permitir que os pais participem do processo educativo e da formação do cidadão leitor que juntos pretendemos formar. Ficamos todos muito emocionados com as palavras de Raimunda, mãe do aluno integrado João Pedro cuja voz é representada com alegria e realização agradecendo todo o empenho e carinho que ele recebe de suas professoras e de toda a escola, como todas as nossas crianças.  É a linda história de um aluno especial de uma mãe especial; especial no amor, na dedicação e na vontade de crescer junto com seu filho.


Nome da História: Menino Medroso
Quem contou a História: Raimunda Rodrigues Matos (mãe do aluno João Pedro Rodrigues Figueira, da turma EI 30, Maternal II)
           
            Era uma vez...
            ... Um menino muito medroso.
Quando saía tinha medo de tudo e chorava muito. Qualquer barulho agarrava-se com a mãezinha dele.
Até que um dia começou a frequentar a escolinha e hoje graças aos seus coleguinhas e professores (todos da escolinha), perdeu seu medo.
Hoje em dia uma das coisas que mais gosta de fazer é passear, ver pessoas e brincar com elas.
E se tornou um menino muito feliz e beijoqueiro.
Essa historinha é baseada na vida de um menino chamado João Pedro.

Obs. A mãezinha do João Pedro (príncipe) agradece muito a todos da escolinha. Vocês são muito importantes em nossas vidas.
            Obrigada,
            Mãe do João Pedro

     O príncipe João
                                                           Suas tias da creche
                                                        A carta da mamãe de João
                               O livro de registro das histórias contadas pelos pais

O MATERNAL DA CARLOS GOMES
Nossa escola atende a alunos de Educação Infantil até o 1º ano. A partir de 2011 passou a atender a alunos da Modalidade Creche, em virtude da grande demanda de pedidos de vagas para este segmento, pois nossa escola está localizada numa região com diversas comunidades vizinhas. A escola tem duas turmas de Maternal II em horário integral com crianças de 3 anos de idade, o EI-30 e EI-31. As outras turmas da escola funcionam em horário parcial. A diretora é Elaine do Valle, a diretora adjunta é Rita Lusié Coelho Velozo. As turmas são atendidas por duas PEI (Professoras de Educação Infantil) Ana Paula Lopes Ribeiro e Tatiana Soares de Souza e três auxiliares de creche: Luzineide Crispim dos Santos, Maria de Jesus Fernandes Lima e Márcia Catete da Silva Santos.
A inclusão do atendimento a esta modalidade da Educação Infantil fez muito sucesso pois nas proximidades da escola só havia uma única creche e devido à carência de vagas a procura está sendo muito grande. Eles participaram ativamente na execução do PPP. O vídeo comprova a participação das crianças, PEI (professoras de Educação Infantil) e das AAC (agentes auxiliares de creche) no desenvolvimento do projeto “Viajando no Mundo da Literatura eu Aprendo a Realidade”, participaram das rodas de leitura, das atividades de expressão oral e escrita, atividades artísticas, construção de habilidades, competências e atitudes a partir da execução dos projetos. Fizeram muito sucesso nas festas de culminância dos Subprojetos: No Mundo dos Contos de Fadas e do Subprojeto Super-Heróis. Na festa julina foi trabalhado com eles danças e músicas temáticas, inclusive eles apresentaram a quadrilha mirim, alimentos típicos quando saborearam uma deliciosa canjica servida na época, o milho verde oferecido pela merenda, fizeram trabalhos de recorte e colagem sobre o assunto, pintura e desenho.  


2 comentários:

  1. Parabéns a equipe da E.M Carlos Gomes pelo lindo trabalho quem vem sendo realizado para com as crianças!!!
    Bjss
    Fabiana

    ResponderExcluir
  2. O HOMEM AO FAZER, SE FAZ. NA EDUCAÇÃO TAMBÉM, O PROFESSOR AO ENSINAR APRENDE E TENHO APRENDIDO A CADA DIA, O QUE SÓ VEM REAFIRMAR A MINHA ECOLHA PROFISSIONAL: VALE A PENA SER PROFESSOR!

    À TODA EQUIPE DA E. M. CARLOS GOMES O MEU ABRAÇO.

    EDUCAÇÃO COM AMOR E MUITO AFETO. BJIM.

    ResponderExcluir