terça-feira, 18 de outubro de 2011

Metendo a mão na massa (literalmente)

Atividades experimentais da Educação Infantil

OS BOLINHOS DA CRECHE
A criança da educação infantil está num período em que a criança descobre a si mesma e ao mundo, ampliando suas capacidades e habilidades, o que lhe permitirá novas aprendizagens frente a uma crescente autonomia. Observar, ouvir e respeitar as falas e ações da criança nas suas diversas manifestações e estimulá-la através de atividades e vivências significativas contribui para sua auto-estima e para o seu pleno desenvolvimento. O educar, o brincar e o fazer pedagógico estão inter-relacionados nesta fase através de situações concretas onde os alunos vivenciam a aprendizagem de forma interessante e significativa e estas ações sob a intervenção dos olhares e ações cuidadosas dos educadores é fundamental para o desenvolvimento. Registramos como exemplo deste trabalho dois trabalhos muito interessantes onde as crianças aprendem conceitos e habilidades fazendo e brincando, experimentando situações concretas.
 Nesta primeira experiência os aluninhos da creche, com 3 aninhos de idade, prepararam deliciosos bolinhos de farinha láctea com as tias Tatiana (PEI), Ana Paula (PEI) e a AAC Luzineide. Ouviram as tias falar da importância de se alimentar bem, de comer o lanchinho todinho e saber que antes de virar um alimento, cada ingrediente ou foi tirado da natureza como o leite da vaca ou foi feito por alguém em um lugar chamado fábrica como por exemplo a farinha e o leite condensado. Reforçaram conceitos sobre a necessidade de higiene. Antes de fazer os bolinhos todos lavaram a mão e fizeram a assepsia com álcool gel. Observaram cores e formas dos utensílios usados, o material de cada coisa e muitos outros conceitos que vão incorporando observando e experimentando. Depois o bolinho foi enrolado pelos alunos e o que é melhor, eles prepararam o seu próprio lanche do dia que ficou muito gostoso.


Massinha de modelar natural

A 2ª experiência foi feita por uma turma de educação infantil maiorzinha. O EI-11 que tem alunos de 5 aninhos.Imaginem que eles aprenderam as professoras Shirlei e Ana Cristina como se prepara uma massinha de modelar caseira que é muito resistente, não tem cheiro, é atóxica, natural e custa muito pouco. Depois, com a coordenadora pedagógica Elane eles foram brincar com a massinha e deram asas à imaginação criando mil formas.



Um comentário:

  1. ATUAR EM SALA DE AULA, EDUCAÇÃO INFANTIL, É UM PRAZER. TER A CERTEZA QUE FAZEMOS PARTE DA HISTÓRIA DE VIDA DE CADA CRIANÇA É FENOMENAL. A FINAL DE CONTAS EI MODALIDADE CRECHE É APRENDER BRINCANDO, BRINCANDO E BRINCANDO. UM GRANDE ABRAÇO A TODOS.

    AGENTE AUXILIAR DE CRECHE: LUZINEIDE.

    ResponderExcluir