domingo, 27 de novembro de 2011

Subprojeto Brinquedos Cantados

No último dia 18, fechamos o Projeto Viajando no Mundo da Literatura eu Aprendo a Realidade com a culminância do subprojeto Brinquedos Cantados. Os brinquedos cantados surgem na espontaneidade da cultura popular. Geralmente são cantigas anônimas acompanhadas de movimentos expressivos,saltitantes e ou dramatizados. Nestes brinquedos em geral, as crianças imitam o mundo do adulto vivenciando emoções, sensações e conflitos como veículos de elaboração e amadurecimento.


 Os brinquedos cantados representam uma forma de transmitir nossa cultura de forma lúdica e atraente para as crianças. Incluem música, brincadeiras de roda, imitação, jogo de faz de conta e permite a construção de habilidades importantes através do movimento, da interação e da construção do conhecimento pela participação ativa da criança no contato com sua própria cultura e em interações com os outros. 
Primeiro a diretora Elaine do Valle e a diretora adjunta Rita Lusié apresentaram o Projeto e como ele foi desenvolvido.
 O Maternal fez uma linda apresentação sobre o tema De Abóbora faz melão, de Melão faz Melancia junto com suas professoras Tatiana, Ana Paula, Luzineide, Márcia,Maria de Jesus e Eleonora.









 Os trabalhinhos confeccionados pelos aluninhos do maternal (expusemos na outra postagem o processo de preparação destes trabalhos com as crianças) foram expostos na culminância junto com os trabalhos das outras turmas.




 O EI-20 e o EI-21, da professora Maria Aparecida, apresentaram o brinquedo cantado A Canoa Virou, brincadeira tradicional do nosso folclore.



O EI-10, da professora Amanda, apresentou o brinquedo cantado Pai Francisco. Não faltou a presença do delegado e do Pai Francisco com seu violão.Muito legal!

 O EI-11,  da professora Shirlei,apresentou a cantiga de roda Atirei o Pau no Gato, com direito a presença do próprio gato na roda. Foi o máximo!

 A turma 1101, da professora Rosângela , fez uma linda apresentação intitulada Minha boneca de Lata.

Boneca de Lata
Minha boneca de lata
Bateu com a cabeça no chão
Levou mais de uma hora
Pra fazer a arrumação
Desamassa aqui pra ficar boa
Minha boneca de lata
Bateu com o nariz lá no chão
Levou mais de duas horas
Pra fazer a arrumação
Desamassa aqui
Desamassa aqui
Pra ficar boa...



A turma 1102, da professora Ana Cristina, apresentou o Brinquedo Cantado A Linda Rosa Juvenil, com performance teatral dos alunos e a presença de uma linda rosa, da bruxa e do príncipe.Foi lindo!


O público assistia as apresentações compenetrado e emocionado. No final houve uma chuva de aplausos e pedidos de bis.

12 comentários:

  1. Foi muito prazeroso participar destes eventos. Tenho orgulho de fazer parte dessa equipe!

    ResponderExcluir