sábado, 12 de novembro de 2011

Saúde Bucal: Programa Dentescola

O programa Dentescola é desenvolvido numa parceria entre a Coordenação de Saúde Bucal e a Secretaria de Educação nas escolas municipais e creches da cidade do Rio de Janeiro.
O período escolar é fundamental para estimular a promoção de saúde através de programas de orientação sobre hábitos saudáveis, qualidade de vida, ações voltadas para a prevenção de doenças e para o fortalecimento dos fatores de proteção. Neste local de práticas de educação, os educandos estão desenvolvendo hábitos e atitudes.
A escola tem uma função pedagógica - que lhe é específica - e, ao mesmo tempo, uma função social e política voltada para a transformação da sociedade.O Programa Dentescola se caracteriza por diagnóstico e ações focais. Na fase do diagnóstico das condições de Promoção da Saúde há um contato prévio, onde após agendamento com a direção o profissional de saúde faz a apresentação da proposta do programa ao corpo docente. Após esse primeiro passo, começa-se a visitar os espaços da unidade escolar, para realizar um diagnóstico prévio. É o momento de conhecer as crianças e fazer uma diagnose do estado bucal e das condições dos dentinhos. Depois é a vez das ações focais que englobam orientações sobre escovação de forma adequada para os alunos, aplicação de flúor, palestras e orientações sobre saúde e ações educativas voltadas para prevenção. A doutora Silvana que assistirá nossa escola durante este mês promete orientar nossos baixinhos de forma lúdica e educativa adequada à faixa etária e uma das atividades será a apresentação de vídeos com desenhos animados sobre saúde. Nossos alunos agradecem com um sorriso bem gostoso!

Um comentário:

  1. amei, faço parte do programa mais educação dum colégio municipal. estou com dificuldades para fazer atividades de promoção da saúde com uma turma de 7 à 11 anos. seu projeto é ótimo, então peço-te por favor me ajude se puder. segue meu e-mail: cleidianessa@hotmail.com

    ResponderExcluir