quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

A escola, tempo e espaço de alegria

       Toda atividade que enfatiza a busca da alegria no cotidiano da escola merece ser valorizada e uma das formas mais comuns e nem por isto não menos importante, é a comemoração dos aniversariantes. Comemorar a vida seja com um bolinho, com parabéns, com um sorriso, um aperto de mão, uma palavra amiga, um olhar meigo e sincero de uma criança, tudo nos remete à alegria na escola. E a alegria na escola torna mais prazerosa a aprendizagem, as relações construídas de trabalho e amizade e os resultados afloram produtiva e naturalmente.
ANIVERSÁRIO NO EI
Profª Rosângela e alunos do EI

A FESTA DA VITÓRIA
A aluna Vitória do EI comemorando seu 4º aninho com a professora, sua mãe, com o agente educador Alexandre e seus amiguinhos.

Buscar entender, de maneira diferente do aprendido, as atividades do cotidiano escolar ou do cotidiano comum, exige que esteja disposta a ver além daquilo que outros já viram e muito mais: que seja capaz de mergulhar inteiramente em uma determinada realidade buscando referências de sons,sendo capaz de engolir sentindo variedade de gostos, caminhar tocando coisas e pessoas e me deixando tocar por elas, cheirando os odores que a realidade coloca a cada ponto do caminho diário. (ALVES, 2001, p. 17).

O tempo que levamos dizendo que para haver alegria na escola é preciso primeiro mudar radicalmente o mundo é o tempo que perdemos para começar a inventar e a viver a alegria. Além do mais, lutar pela alegria na escola é uma forma de luta pela mudança no mundo (FREIRE, 1996, pp. 9-10).

Um comentário: