sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Vamos brincar de quê agora?

Explorando o espaço físico de forma lúdica
Na educação infantil é muito importante a exploração do espaço físico de forma lúdica. Considerar o aspecto lúdico e a aprendizagem em ambientes com muitas possibilidades é contribuir para a construção de conhecimentos imprescindíveis. A movimentação pelo ambiente e as descobertas sobre os objetos, os outros e sobre si próprio é a proposta mais adequada. As manifestações infantis através do brincar permitem a exteriorização da realidade e a construção de hábitos e valores a partir do jogo simbólico.
Observar como os pequenos ocupam o espaço físico, como manejam os objetos e como e em quais situações a turma interage pode render muitas intervenções. As transformações são mais intensas quando as crianças são expostas a constantes movimentações do que naqueles ambientes em que o cotidiano é estruturado com base em restrições.
As crianças possuem noção de grupo e participam de situações que implicam certa constância das ações individuais, o faz de conta e as representações tendem para uma imitação cada vez mais perfeita da realidade, funcionando como um eficaz meio de comunicação entre as crianças. Surgem regras para a brincadeira, em que elas mesmas socializam e organizam a atividade, desenvolvendo o sentimento de pertinência ao grupo, escolhem seus amigos, indistintamente organizando-se em grupos.
Desenvolve-se a sociabilidade, aprende-se a conviver com o próximo, aprende-se a trabalhar em equipe, a aceitar diferenças. Ao possuir motivação intrínseca, exercitam-se as potencialidades com plenitude e os desafios tornam-se parte natural da vida e vontade em vencê-los um exercício. É por meio dos jogos e brincadeiras que o professor nutre a sua vida interior descobrindo elementos a sua volta, do mundo e com sentido a sua vida. O que a criança realmente precisa é o reconhecimento do seu tempo livre, de espaço, recursos adequados para que seus interesses possam ser desenvolvidos, não ser livremente explorada pelos meios de comunicação de massa.
Desta maneira, através do brincar, que é um direito seu, ela pode se nutrir e assumir a postura de apoiar as atividades nessa faixa etária significa contribuir efetivamente para o seu pleno desenvolvimento em todos os aspectos físico, psicossocial, cognitivo e afetivo.
Você já brincou com bolhas de sabão? Esta é uma das brincadeiras mais divertidas que você pode fazer. As bolhas feitas com sabão são muito divertidas. Elas flutuam no ar, grudam uma nas outras e podem ter vários tamanhos. Você pode brincar de muitas maneiras: convide seus amigos para ver quem estoura mais bolhas ou forme figuras com várias bolhas juntas.


É muito importante a participação do educador colaborando ativamente junto à criança na construção do conhecimento e na busca da exploração do mundo à sua volta. A coordenadora Elane e tia Luzineide conscientes disto participaram dando literalmente seu “suor” e alegria a esta divertida atividade de corrida atrás da bolha de sabão, brincadeira tradicional que faz parte da infância de todos até os dias de hoje.

Um comentário: