sábado, 25 de fevereiro de 2012

No quintal da nossa escola

                      No Fundo do Quintal Da Escola
                                           Raul Seixas
Não sei onde eu to indo
Mas sei que eu to no meu caminho   
     ...
Você esperando respostas, olhando pro espaço
E eu tão ocupado vivendo, eu não me pergunto, eu faço

                                                        
BRINCADEIRAS AO AR LIVRE
A brincadeira povoa o universo infantil desde os tempos mais remotos da História. Através dela, a criança apropria-se da sua imagem, seu espaço, seu meio sócio-cultural, realizando inter e intra-relações. Segundo o Referencial Curricular para a Educação Infantil, o Brincar é um precioso momento de construção pessoal e social, é permeado pelo eixo de trabalho Movimento, onde a criança movimenta-se construindo sua moralidade e afetividade perante as situações desafiadoras e significativas presentes no brincar e inerentes à produção social do conhecimento.
As brincadeiras e jogos infantis podem ajudar na construção da criança partindo de uma proposta de educação transformadora. Um quesito muito importante para a criança, seja na escola, direcionada por profissionais, ou em casa com os pais são as brincadeiras ao ar livre para educação infantil. É necessário que a criança tenha contato com o mundo exterior e com brincadeiras que as incentivem superar desafios, e estimular a competição saudável, isto é fundamental para o desenvolvimento da criança.
 As brincadeiras ao ar livre são de simples organização e dinâmica, da qual as crianças podem interagir entre si, aprendendo a importância de um trabalho em equipe, mesmo que de maneira sucinta, pois é desde a infância que as crianças devem aprender a conviver com as outras pessoas, respeitando a dificuldade e os limites de cada um, aprendendo a ganhar e perder de maneira saudável, e nada como boas brincadeiras para ensinar este tipo de coisa, da forma mais divertida possível. As brincadeiras que povoam o universo infantil são as formas pelas quais as crianças expressam-se no mundo. É nelas que elas representam papéis, criam personagens, exploram brinquedos, enfim encontram sentido para a sua vida.

Os brinquedos muitas vezes ajudam no desenvolvimento da vida social da criança, especialmente aquelas usadas em jogos cooperativos e são de vital importância para o desenvolvimento e a educação da criança por propiciar o desenvolvimento simbólico, estimular sua imaginação, sua capacidade de raciocínio e sua auto-estima.
O espaço físico na educação infantil deve ser rico em estímulos, cheio de cores, espaço livre, contato com o ar, a luz do sol, a estimulação do ambiente externo, lugar onde as crianças possam pular, correr, brincar, subir, descer, aprender a controlar o próprio corpo, experimentar os sentidos, desenvolver atividades cooperativas, experimentar diferentes texturas, o contato com o grupo. Ter contato com regras naturalmente construídas entre o grupo, ter a oportunidade de interagir, tudo isto é importante e é obtido nas brincadeiras ao ar livre.
É muito importante personalizar este tipo de ambiente, troná-lo o mais agradável o possível para construção da identidade pessoal da criança, tornando a criança competente e desenvolvendo nela a autonomia e a independência. Quando se oferece um ambiente rico e variado estimulam-se os sentidos e os sentidos são essenciais no desenvolvimento do ser humano, cognitivo, social e motor.

Estas brincadeiras ao ar livre envolvem comprometimento e responsabilidade com a integridade física e emocional das crianças. É preciso passar sensação de segurança e confiança para as crianças, deixar que elas interajam, mas criar situações para que todos participem, que não haja isolamentos de crianças ou acidentes que bloqueiem o interesse por este tipo de atividade. 

                                                         No quintal da nossa escola
                                                         Tem brincadeira e alegria
                                                         Tem barulho de pique e de bola
                                                         Tem carinho e companhia
                                                         Tem afeto sem medida
                                                         Tem luz, energia e tem vida
                                                         Tem cheiro de merendinha
                                                         Tem cantiga de roda e amarelinha.
                                                    Rita Lusié

Nenhum comentário:

Postar um comentário