quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Cara de Palhaço, Pinta de Palhaço, Boca de Palhaço

TRABALHANDO O ESQUEMA CORPORAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL


O desenvolvimento do desenho da figura humana aparece claramente.

Esquema Corporal é o conhecimento do corpo como um todo e das partes que o compõem.É a consciência do corpo como meio de comunicação consigo mesmo e com o meio. Um bom desenvolvimento do esquema corporal pressupõe uma boa evolução da motricidade, das percepções espaciais e temporais e da afetividade.
Objetivo: Fazer com que a criança identifique as partes que compõem o corpo,tome consciência de si mesma, de seus semelhantes e do ambiente que a cerca.
Na Educação Infantil trabalhamos o esquema corporal de maneira lúdica, de forma que as crianças aprendam ativamente e de forma prazerosa.

Nesta atividade desenvolvida pela profª Ana Cristina os alunos assistiram a um vídeo infantil de um palhaço que é um ídolo da criançada. A partir desta imagem foi proposto à turma reproduzir o palhaço compondo as partes da figura.   A profª desenhou a silhueta de um boneco. 

 
 A montagem dos palhaços fica ainda mais completa quando são adicionados à colagem detalhes minuciosos.
Os alunos confeccionaram o cabelo, fizeram o rosto, cortaram bolinhas e colaram nas roupinhas do palhaço.
A seguir confeccionaram e colaram chapéu e cabelo para o palhaço e um “frufru” para os pés... O palhaço ficou muito colorido e bonito e feito com a participação coletiva.
Depois colaram a roupinha encaixando direitinho com os braços e as pernas, como um imenso quebra cabeças.

Depois de pronto, as crianças exibiam a capa do DVD com o ídolo do filminho infantil que viram antes da atividade e compararam o resultado.
Ficou mesmo muito bom! Vivenciaram momentos de muita aprendizagem. Eles aprenderam como são formadas estruturas corporais, essenciais para essa faixa etária que está começando a desenhar a figura humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário