quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

O Cuidar e O Educar na Educação Infantil

OLHA O TRENZINHO...

As profªs do Maternal Ana Paula e Tatiana e as AACs Luzineide, Márcia, Eleonora e Maria de Jesus conduzindo o trenzinho da hora da entrada do Maternal.

Trabalhar com crianças pequenas, não é tarefa fácil, deve-se ter como princípio, conhecer seus interesses e necessidades. Saber um pouco da história de cada uma, conhecer a família, as características de sua faixa etária e a fase de desenvolvimento em que se encontra, sabendo verdadeiramente quem são. Assim poderemos compreender quais são as reais possibilidades dessas crianças, lembrando que para elas a educação infantil é a porta inicial de entrada para uma vida social mais ampla, longe do ambiente familiar.
Antigamente, a escola de educação infantil tinha uma concepção meramente assistencial, onde as crianças ali passavam o dia todo para que seus pais pudessem trabalhar. Nesse período os papéis eram bem claros: um cuidava e o outro educava dissociadamente. As monitoras passavam o dia apenas olhando as crianças brincarem e era o professor quem cuidava da parte pedagógica, ou seja, com o desenvolvimento intelectual planejado. Tal visão deve ser  superada porque revela preconceito e falta de fundamentação diante da necessidade de se garantir espaço para que a criança possa ter seus direitos respeitados.
Cuidar e educar envolve propor uma ação pedagógica consciente, fixando uma visão integrada do desenvolvimento da criança com base em concepções que respeitem a diversidade, o momento e a realidade peculiares à infância.Saber que a criança é um ser completo, tendo sua interação social e construção como ser humano permanente estabelecido em tempo integral. Cuidar e educar significa compreender que o espaço/tempo em que a criança vive, exige seu esforço particular e a mediação dos adultos como forma que estimulem a curiosidade com consciência e responsabilidade. Cuidar e educar, de acordo com as novas diretrizes, deve caminhar junto.
Fragmento de texto de autoria de Cleudy Natalina da Silva Campos -Professora formada em Pegagogia pela UNIVAG e pós-graduada pela Universidade Castelo Branco Polo V.Gde-MT, contratada pela Rede Municipal de Ensino em Várzea Grande.
Baseado nesta proposta do cuidar e educar relatamos um pouco do cotidiano do nosso Maternal, descrevendo a rotina desta primeira semana de aula.
QUE LEITINHO GOSTOSO!

VAMOS LAVAR AS MÃOZINHAS PARA ALMOÇAR?

OBA! É HORA DO ALMOÇO!


NOSSA! QUE DELÍCIA!



É HORA DE ASSISTIR UM DESENHO LEGAL!




Nenhum comentário:

Postar um comentário